Postagens populares

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Rentabilidade X Risco

"O Sucesso no Marketing Multinível está em saber lidar com o dinheiro!"

Este post tem como objetivo esclarecer aos que não compreendem muito sobre mercado financeiro o que significa Rentabilidade X Risco no mercado financeiro.

Em poucas palavras podemos dizer que quanto maior o Risco, mais Rentabilidade (mais o dinheiro vai render), ou seja, quanto maior a possibilidade de ser perder dinheiro, maior será o dinheiro que você irá ganhar se o risco não acontecer. Ficou confuso?

Explicação técnica:

Rentabilidade
Refere-se a quanto um valor imobilizado/investido pode retornar ao seu proprietário, seja em percentagem ou montante fixo. Geralmente pode ser negociado antes de fazer o investimento [dependendo do investimento]

Risco
É a possibilidade de determinado investimento não gerar retorno ou proporcionar um retorno abaixo do esperado.

Para intuito de melhor compreender a análise que apresento abaixo, segue mais uma definição de Liquidez.

Liquidez
É o quão fácil / rápido que determinado investimento pode ser convertido novamente para dinheiro, quanto mais rápido a velocidade desta conversão, maior sua liquidez.

Segue uma análise dos investimentos mais comuns:

Retirado do blog $$ Mercado de Finanças $$.

Imóveis: risco baixo, liquidez baixa, rentabilidade média.
Imóveis têm baixa liquidez, já que sua venda, via de regra, não ocorre de forma rápida. Em compensação, o risco é muito baixo. A rentabilidade é média.

Ações: risco alto, liquidez alta, rentabilidade média.
A alta rentabilidade desses ativos é compensada pelo risco elevadíssimo. Um desses papéis pode sofrer variação negativa, em um único dia, de quatro, cinco, seis pontos percentuais. A liquidez de ações é alta, pois existe pouca resistência de compra desses ativos. Por outro lado, as ações de uma empresa podem também subir oito, nove, dez por cento em uma única seção.

Poupança: risco baixo, liquidez alta, rentabilidade baixa.
Provavelmente a forma mais segura de investimento. Entretanto, o reflexo é uma rentabilidade muito baixa. Esse produto é mais direcionado a poupadores e investidores eventuais.

Fundos de investimento: risco médio, liquidez alta, rentabilidade média.
Os fundos de investimento consistem em adquirir um mix de papéis administrado por uma instituição autorizada. Desta forma, ao comprar cotas de fundos de investimento, o cliente adquire uma mescla de vários ativos - assim, a diversidade desses papéis asseguram um risco menor do que investir em apenas um, já que uma eventual baixa rentabilidade em um deles é compensada pela rentabilidade dos demais. Em virtude da marcação a mercado, os fundos garantem alta liquidez - geralmente os resgates são creditados já no momento da solicitação.

Depósito a prazo (CDB e RDB): risco baixo, liquidez média, rentabilidade média.
Também é uma ótima forma de investimento para o cidadão médio, pois alia risco baixo e rentabilidade média. Porém, a característica deste produto é manter prazo mínimo para resgate ou, ao menos, expectativa de resgate no longo prazo. Assim, convém verificar no momento de ingresso se há carência de resgate.

Conhece alguém que é empreendedor e sempre sonhou em ter seu negócio próprio ? Compartilhe este post com ele, basta clicar nos botões de compartilhar logo após o fim desta postagem.
Não deixe de Comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de extrema importância, fique a vontade para expressar seu ponto de vista.